quarta-feira, 18 de junho de 2008

Apresentação

De Geoamigos.

Este blog (geoamigos.blogspot.com), tem como objectivo :

  • Criar um espaco de reflexão sobre os problemas actuais de Moçambique;
  • Permitir o debate de ideias sobre todo o tipo de questões que dizem respeito ao dia a dia, não só dos autores do blog, mas como qualquer pessoa que queira participar.

Os membros deste blog são 4:

- Enrique Del Castillo (Mina Ambango)

- Maurício Sitoe (Nlhomuluana)

- Tercio Dambanguine (Umbilo)

- Valodia Cufanhane (Munguambe)

Os 4 somos licenciados em Geografia, Desenvolvimento Regional e Ambiente pela UEM, todos em 2008. A ideia da criação do blog surgiu pela necessidade de com a nossa actividade profissional actual, incentivar a investigação e a reflexão constante sobre os problemas que nos rodeiam e de certa forma manter o contacto com a Geografia, que afinal de contas e a área em que nos formamos.

Os posts obedecerão a ordem de 1 tema por semana, que será apresentado por um dos membros do blog. Mediante a existência de algo que se considere pertinente também o actualizaremos constantemente.

Pedimos a todos um comentário sobre os temas apresentados e/ou outros que contribuam para um debate de ideias, estão também todos convidados a apresentar propostas que creiam que possam contribuir para a melhoria do blog.

Obrigado a todos e esperamos que nos visitem sempre que possível.

4 comentários:

Anónimo disse...

Avante Quique e companhia...o país precisa de iniciativas como esta.
Guidjima e Emerson.

Anónimo disse...

habemos a iniciativa
è destas ideias que Mocambique; africa e o mundo precisa.
pois è neste espaco virtual onde podemos debater temas de cunho politico, social, economico, ambiental, para o desenvolvimento do pais, do mundo e humano.
contem com apoio de todos aqueles que sonham, com um mocambiquue, africa e o mundo, sem fome, sem guerra, sem problas ambientais, sem nenhum tipo de descriminacao.
contem com o meu apoio camaradas.......
NHONGO

Anónimo disse...

Estão de parabéns os quatro elementos (mentores deste espaço de interactividade) pela brilhante iniciativa, Moçambique e os Moçambicanos precisam.
Indo ao tema publicado no dia 18 do Mes em curso, devo dizer o nosso pais faz parte dos de em via de desenvolvimento situação que o coloca em dependência económica, e como consequência disso as estratégias de desenvolvimento são nos impostas pelas e desta maneira na sua maioria não se adequam a certas realidades do pais. No tocante ao distrito como polo de desenvolvimento, precisaríamos de rever e levarmos a peito a questão da participação das comunidades no processo de forma a apurar o que existe; o que e preciso desenvolver, em suma buscar as aspirações da comunidade. Nesta ordem de ideias, passaríamos para a potenciação da mesma dota-la de conhecimentos através da informação e formação a todos os níveis e métodos de modo a fazer parte dos seu reais problemas e melhor enfrentar os desafios do desenvolvimento na actualidade...

Anónimo disse...

ola xe tdos nos fixeximos a noxa parte tenho certeza k mocambike iria mudar radikalment.parabens moc ta precisar d Dr komo voxes k vao ao kampo para poder ajudar e e ajudando k kresxemos podem ter a certeza k vao longe.voxes sao a esperaxa d muitos distritos kem xabe axim nao minimixam os problemas + uma vez parabens por gritarem por akeles k axam k tao exkexidos.atay